A força das redes sociais com tudo nas eleições 2020

Que 2020 é o ano das campanhas políticas pelas redes sociais já sabemos, não só pela funcionalidade, mas também porque essas plataformas ganharam muita força neste ano. Devido à pandemia causada pelo Coronavírus, as mídias sociais se tornaram a única forma de manter contato com amigos e familiares durante o distanciamento social. 

Então, por que não usar essa situação a seu favor, pré-candidato?

As redes sociais se assemelham em alguns aspectos, como em manter as pessoas conectadas, mas cada uma tem funcionalidades que as tornam únicas. Saber lidar e aproveitar cada função das mídias sociais é o que define o seu sucesso nesse âmbito.

Para te ajudar, vamos listar as utilidades das principais plataformas para divulgar seu conteúdo sem erro:

Facebook 

Muitos pensaram que o facebook estava ficando defasado e perdendo seu lugar no âmbito das redes sociais mais utilizadas. Mas a verdade é que a plataforma continua majestosa e mais popular do que nunca!

Dados recentes divulgados pela WebsiteHostingRating.com mostram como o facebook ainda está no auge, com 1,6 bilhão de usuários ativos e fiéis, que gastam, diariamente, cerca de 35 minutos na rede social.

Mas o que o facebook pode oferecer de útil para a sua campanha? Nós explicamos:

  • Sala de vídeo: recurso recentemente implementado pela plataforma que permite reunir até 50 pessoas em uma espécie de videochamada;
  • Live: aparentemente, essa ferramenta é a mais utilizada, ultimamente, e está em quase todas as redes sociais. O tempo varia para cada rede social, mas no Facebook o limite é de 8 horas. Bem generoso;
  • Comunidades: onde um nicho de pessoas com interesses em comum num determinado assunto batem papo, debatem e trocam ideias sobre aquele assunto;
  • Textos longos: sim, o facebook possibilita aos seus usuários redigir textos mais longos, com aproximadamente 63 mil caracteres. Mas entenda que isso não é motivo para exorbitar nos textos. A não ser que esteja escrevendo um livro pelo facebook;
  • Usuários mais velhos: o facebook iniciou e passou muitos anos como uma rede social com predominância mais jovem, mas com o passar dos tempos, novas plataformas surgindo, esse público acabou se dissipandl e deixando o facebook para o público de mais idade. Desde 2018, o número de idosos com mais de 65 anos de idade, cadastrados na rede social, subiu 20% e agora vemos que já bate a marca de 62%;
  • Links clicáveis: uma vantagem e tanto do facebook é a publicação de links que direcionam a um site ou blog. Isso gera mais engajamento, além de facilitar a jornada dos usuários até a página que você pretende encaminhá-los.

Instagram

Essa rede social ganhou muitos adeptos em um espaço de tempo relativamente curto. O instagram é a mídia social estritamente voltada para o sentido da visão. Hoje, a paltaforma já conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, sem contar que é a rede social que tem mais envolvimento do que o próprio facebook (58 vezes mais), além de ser a plataforma mais utilizada pelo público jovem (69% dos usuários tem menos 35 anos). 

Seguem algumas informações importantes:

  • Conta comercial: a principal vantagem de ter uma conta comercial no instagram é a possibilidade de acessar as ferramentas de análise de estatística, para avaliar seu desempenho, alcance e engajamento dos seus conteúdos;
  • Live: com um tempo máximo de 60 minutos, as lives no instagram garantem uma interação com os seguidores maior do que nas outras plataformas, isso faz com que o seu público se sinta mais próximo e interessado no que você tem a dizer;
  • Storys: o recurso de storys é um dos maiores sucessos do instagram e ultrapassa até o número de postagens no feed. Essa ferramenta é ideal para um contato mais informal sobre as atividades cotidianas e, assim como a live, garante boa interação com o seu público e possíveis eleitores;
  • IGTV: a possibilidade de compartilhar vídeos longos no Instagram veio em meados de 2018 e vem se mostrado muiyo eficaz, desde então, para quem quer agregar conteúdos relevantes;
  • “Arrasta pra cima”: quem nunca ouviu essa frase em algum story do instagram? Disponível, apenas para usuários com mais de 10 mil seguidores, ou com conteúdos muito bem engajados, a inserção de link no story é um recurso muito útil para encaminhar o seu público para sua página, onde deve conter suas propostas e ações de campanha.

WhatsApp 

O aplicativo de mensagens instantâneas, apesar do grande número de usuários (2 bilhões), perdeu muito a credibilidade, devido à quantidade exorbitante de fakenews compartilhadas dentro da plataforma, mesmo com todas as atualizações feitas no intuito de coibir a divulgação de desinformações na rede. 

Por isso, o cuidado deve ser redobrado ao compartilhar informações sobre a sua campanha para o eleitorado no WhatsApp. Veja como:

  • Lista de transmissão: ao difundir qualquer dado no aplicativo, tenha o cuidado de inserir a fonte da informação, dê preferência a sites conhecidos ou institucionais, para que o receptor da mensagem possa averiguar a veracidade dos dados;
  • Grupos: pouco indicado, visto que muitos usuários não tem preferência por essa função, os grupos de WhatsApp podem ser usados mais com membros da equipe de campanha;
  • Status: com duração de 24 horas e pouca abrangência, já que somente contatos salvos na agenda telefônica podem visualizar, o status podem ser utilizados para divulgar ações realizadas e eventos que contaram com a sua participação.

Outras redes sociais que podem ser integradas à sua campanha

  • Twitter: uma campanha de marketing político no Twitter, deve antes de tudo ter estrutura e conteúdo relevante e pessoal. O conteúdo não pode ser exclusivamente auto-promocional, muito pelo contrário, ele deve ser informativo e acima de tudo participativo, partindo do pressuposto de que redes sociais são para viabilizar a interação político-eleitor;
  • YouTube: a plataforma, que já é bem antiga no mundo das redes sociais, ganhou bastante força neste período de isolamento, tanto pela quantidade de conteúdos interessantes, quanto pela quantidade de lives realizadas por diversos artistas. Fazendo um bom trabalho de otimização de vídeos no YouTube, o alcance e exposição das suas publicações no canal se transforma em uma poderosa ferramenta durante a campanha;
  • TikTok: para os candidatos que pretendem atrair eleitores mais jovens, de forma descontraída, o TikTok é a rede social em ascenção indicada. Vale a pena avaliar a plataforma para montar suas estratégias corretamente;
  • LinkedIn: por ser uma rede social de cunho corporativo, quem disputa um cargo político pode utilizá-la para fazer um cronograma de publicações direcionadas a determinados assuntos que as pessoas mais buscam na área corporativa, como economia, geração de emprego e renda, negócios no exterior e oportunidades empregatícias.

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