O poder da Assessoria de Imprensa unida ao Marketing Digital

Nos últimos anos a comunicação social como um todo passou por inúmeras modificações, e vai continuar passando, graças à potência dos avanços tecnológicos, que nos proporcionam, a todo tempo, novas perspectivas para aperfeiçoar a imagem da sua empresa.

Hoje, vamos falar sobre duas áreas muito destacadas da comunicação: Assessoria de Imprensa e Marketing Digital de Conteúdo. Ambas têm suas particularidades e serventias, que, se somadas, têm o poder de transformar qualquer empresa em autoridade, independente do nicho.

Mas, antes de falar como funciona a sinergia desses dois ramos, vamos explicar o que são e para que servem cada um. Vamos lá?

Assessoria de Imprensa

Antes de tudo, assessoria de imprensa é um serviço especializado executado por jornalista. Daí, já podemos tirar a conclusão de que esse setor trata das informações de caráter jornalístico. Deve estar diretamente ligada à gestão da empresa, já que as principais informações advém de lá.

O assessor de imprensa é quem vai compilar os dados e passar qualquer outro jornalista que tenha solicitado. Também é de incumbência da assessoria de imprensa fornecer matérias para jornais, press kit (kit de imprensa),  além de montar um banco de dados com informações gerais e aprofundadas sobre a empresa que assessora, para que esteja preparado para qualquer situação.

Importante destacar que assessoria de imprensa e assessoria de comunicação (Ascom) não são a mesma coisa, apesar de estarem ligadas. Esta última se trata de uma atividade mais abrangente do que, apenas, o relacionamento com jornalistas.

Nela estão incorporados os profissionais de jornalismo, publicidade, relações públicas, design e, claro, marketing, que vamos falar mais à frente.

Principais atividades da Assessoria de Imprensa

Agora, vamos listar algumas das principais atividades desenvolvidas por uma assessoria de imprensa:

  1. Press release – fornecer à imprensa releases com informações que podem ser de interesse público;
  2. Follow Up – para fortalecer e ter certeza que a informação do release foi entregue e entendida, o assessor deve entrar em contato com a imprensa para certificar e, eventualmente, explicar melhor a pauta;
  3. Fortalecimento da marca – divulgação de dados positivos, referentes à empresa;
  4. Mailing List – manter uma lista (atualizada) dos contatos dos veículos de comunicação 
  5. Clipping – procurar por matérias jornalísticas que mencionem a empresa assessorada (importante para ter noção se a imagem da empresa está positiva ou negativa perante a sociedade);
  6. Atendimento à imprensa – a imprensa precisa de alguma informação? Precisa marcar uma entrevista com algum representante da empresa? Fornecimento de imagem para os veículos de notícia? Tudo isso é função da assessoria de imprensa;
  7. Gerenciamento de crise – momentos de crise são os mais delicados em uma empresa, já que qualquer tom ou pronunciamento errado pode piorar ainda mais. Por isso, cabe à assessoria de imprensa preparar todo um plano de comunicação nesses casos;
  8. Media training – preparar um porta-voz da empresa assessorada para fazer algum pronunciamento;
  9. Organização de coletiva de imprensa – faz parte do gerenciamento de crise, organizar coletivas de imprensa, onde o porta-voz preparado pela media training responderá repórteres acerca de determinado assunto.

Tudo isso implica nas principais missões da assessoria de imprensa, que são justamente para dar visibilidade e mostrar o posicionamento da empresa, além de elevar a respeitabilidade da instituição.

Marketing Digital

Agora chegamos no responsável, principalmente, pela captação e fidelização de clientes. Sim, essa é a missão do profissional de marketing digital, e isso implica em uma série de funções e atividades associadas ao profissional. Vamos ver?

  1. Agregar valor e autoridade à marca: fazer o público conhecer e se envolver com a sua marca é a meta primária do marketing de conteúdo, até porque, sem clientes, não há marca;
  2. Monitorar: Essa função também é importantíssima, já que é através dela que é possível saber como está  a imagem da empresa perante o público, além de acompanhar as novas tendências de mercado;
  3. Atrair novos clientes e fidelizar os antigos: você acredita em amor a primeira vista? Pois saiba que o marketing feito da maneira certa tem o poder de fazer seu público-alvo se apaixonar pela marca no primeiro olhar;
  4. Conversão dos leads: aqui o objetivo principal é incentivar alguém a fornecer informações sobre si mesmo em troca de algum serviço gratuito (e-book, orçamento, webnar e afins). A partir daí é só mover o seu prospect para o funil de vendas;
  5. Aumentar vendas: todas as outras funções convergem para esta última. Seduzir novos clientes e fidelizar os antigos implica diretamente no número de vendas da empresa;
  6. Suporte: depois de conquistar seus clientes, não pode deixá-los na mão. Mande e-mails, ligue, disponibilize um FAQ. Demonstrar interesse em saber a satisfação do cliente após a compra do produto é uma boa maneira de fazê-lo voltar a comprar.

Agora que você já sabe para que serve a Assessoria de Imprensa e o Marketing Digital de Conteúdo, já dá para pensar em formas de aliar as estratégias e potenciais dessas duas áreas e bombar nas vendas.

 

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